Resenha "Pare de se odiar" Alexandra Gurgel
- Ivy Santiago
- 11 de jun. de 2020
- 2 min de leitura

@alexandrismosé uma referência para mim desde 2017 quando engravidei e tive grandes mudanças no meu corpo. Até então já conhecia seu trabalho no Youtube e seu posicionamento sobre feminismo e outras temáticas, mas quando comecei a viver experiências semelhantes passei a ver ela com outros olhos. “Pare de se odiar” já nas primeiras páginas já se tornou meu livro favorito, o modo amigo como ela traz as temáticas faz a gente sentir coisas estranhas. Doeu algumas vezes e foi libertador em outras. A gente sabe que é influenciado pela indústria da beleza, como o patriarcado interfere na nossa vida, mas a Alexandra coloca de tal maneira no livro que eu revi muitos conceitos, dei unfollow em alguns perfis no instagram e mudei outros hábitos.
Não é só um livro sobre autoestima, é um livro completo que traz várias temáticas feministas e nos faz entender e nos conhecer melhor. Não só o nosso comportamento mas o da sociedade de maneira geral e como toda essa construção social sobre o “corpo perfeito” faz a gente ter ideais ou objetivos que não são da nossa vontade.
Hoje eu me amo de dentro para fora e esse livro foi um marco na minha vida, obrigada Alexandra por essa conversa amiga, pelas lagrimas derramadas e pelo sentimento de liberdade que surgiu através das suas palavras. “Sabe como eu recuperei a vontade de viver? Vivendo. Vivendo um dia de cada vez, entendo que o meu papel no mundo é importante, que a minha vida tem valor, que eu mereço e posso ser feliz. Eu encarei, tive compaixão, entendi o que se passava na sociedade e busquei uma forma de driblar tudo isso. Está funcionando pra mim. Espero que funcione para você. “ Alexandra Gurgel.
Comments